quinta-feira, 23 de junho de 2011

Desfile Reinaldo Lourenço - Primavera/Verão 2011/2012

O segundo dia de desfiles do São Paulo Fashion Week (SPFW), 14 de junho, começou com Reinaldo Lourenço na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). O estilista que se apresenta desde a primeira edição do evento (em 1993), nesta Primavera Verão 2011 2012 valeu-se do “arquétipo feminino” representado por Elisabeth Taylor como alicerce para sua coleção coordenada à sensualidade feminina da década de 1950 e a referência Diamonds and Dogs.





Reinaldo Lourenço, que costura temas vanguardistas aos do passado, trouxe a sensualidade à flor da pele de Liz Taylor – que faleceu em 23 de março deste ano – em peças acetinas que delineavam o corpo e com decotes engenhosos. O preto - constante nos desfiles do estilista – se manifestou na alfaiataria mediada com couro. A cor é outra característica marcante onde o estilista o vê como um tônico, reforçando o conceito que pretende transmitir.





Ao som de “Diamonds are a Girl’s Best Friend” (Diamantes são os melhores amigos de uma garota), sucesso de Marylin Monroe no filme “Gentlemen Prefer Blondes” (na versão brasileira como “Os homens preferem as loiras”), Reinaldo Lourenço apresentou uma sensualidade marcante e encantadora, público-alvo da grife, para a temporada Primavera Verão 2011 2012 no SPFW. A parte superior do vestuário exibiu ombreiras e recortes no busto, enquanto os bojos formavam os contornos de gatos sob maxi decotes e transparências, que propuseram delicadeza à coleção.





Estes também foram arquitetados com uma modelagem reconfigurada ao da década de 50, com pences laterais ou na base, deixando-os levemente pontudos que se sobressaíram nos looks, constituindo corpetes de couro suspensos. O material foi disseminado na coleção entre peças de alfaiataria, bem como calças de talhe reto e suavemente mais curtas; o mesmo com a manga de uma das camisas de golas curtas que ao longo do desfile foram desconstruídas, com variações de fechamento de peça, manga e gola solta.





A referência Diamonds and Dogs (diamantes e cachorros) foi lapidada nos pequenos recortes de couro que formavam os tecidos e nos brilhos, que os intercalavam às transparências além de formar listras nas camisas. Os cachorros estamparam em tons sorbet - com rosa, verde, azul, e lilás - vestidos e blusas de manga casulo, que se sobressaíram sobre os mesmos em cetim preto. A estampa apareceu apenas com contornos no tecido translúcido e acetinado azul.





Ainda que a alfaiataria tenha ressoado de forma mais expressiva, houve modelos de saias longas – must have desde o Inverno 2011 - que apareceram estruturadas com faixas de couro e coordenadas às jaquetas pecfecto que se valeram do mesmo material, também na versão sem manga.





O trabalho de Reinaldo Lourenço mostrou seu forte envolvimento com suas coleções - direcionadas às mulheres contemporâneas que apreciam o vestir e as reflexões que a roupa possibilita - apresentando sobreposições de idéias e referências. O estilista cuida de cada detalhe do desfile, principalmente o fitting, que ocorre a poucos dias do deste e despende cerca de 2 dias para ser realizado.





Reinaldo também esteve à frente do styling da coleção, composto por acessórios de sua autoria, bem como bolsas com as formas geométricas dos diamantes, pulseiras de laços – que apareceram na coleção de Inverno 2011 -, também presentes nos calçados, sob uma representação discreta e cuidadosa. Três modelos constituíram os looks, uma sandália de tiras grossa e fina, a versão abotinada peep toe da mesma e um sapato com costura de couro mediando-o ao solado, ambos com salto anabela.





A beleza assinada por Lyne Desnoyers e Fabiana Gomes (maquiadora sênior da MAC) foi tão marcante quanto à coleção, com delineador formando olho de gatinha duplo, boca apagada, sombra e blush em um tom de laranja clarinho. A sensualidade proposta por Reinaldo Lourenço na coleção Primavera Verão 2011 2012 lapidou cuidadosamente as formas dos diamantes, bem como o brilho e o uso mestral de transparências, remetendo à sua natureza.



Fonte: Portais da Moda

3 comentários:

Related Posts with Thumbnails