quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Desfile Patachou - Outono/Inverno 2011

Trabalhando com o suspense ao melhor estilo Hitchcock, Erika Frade, designer da Patachou foi a grife a encerrar o primeiro dia de desfiles do Fashion Rio Outono Inverno 2011 na zona portuária do Rio de Janeiro, mais especificamente no Pier Mauá. Mostrando e ocultando, a marca trabalhou com o conceito de luz e sombra sobre o mote da combinação entre antecipação e a incerteza do obscuro a tal ponto de provocar a expectativa do público presente. Fixando-se no enigmático aliado à estética contemporânea, ela traz transparências, sobreposições e texturas, contrastes de silhuetas, elegância e sobriedade; tais referências passam pela “janela indiscreta” para celebrar uma moda feminina instigante, mas com uma sensualidade mais discreta frente a Filhas da Gaia que também se focou no suspense como víés na temporada de inverno que não tarda a chegar.








Em seu jogo de mostra-esconde, a Patachou explora os efeitos de luz e sombra ora evidenciando, ora encobrindo. O mote é valorizar as partes do corpo passando por transparências que surgem em vestidos e saias rendadas, sobrepondo peças ou transformando-se em complementos como os casaquetos em tule e seda. Nesse mesmo sentido, texturas conferiram movimento aos looks e foram trabalhadas através de tricô leve, bordados e aplicação de paetês – que no início surgiram em tamanho maxi para depois cobrirem peças inteiras em formando franjas - . Assim, a proposta é vestir o corpo, ao mesmo tempo em que se produz a irresistível vontade de descobri-lo, palmo a palmo, peça a peça, detalhe a detalhe. O prazer é espiar.





Contudo, a contrastante atitude de revelar ou ocultar a pele não é a única vertente que trabalha com opostos dentro da moda inverno 2011 de Erika. Para ela, mesclar silhuetas torna-se o principal recurso para construções slim - com linhas retas – , ou mesmo arredondadas e com shape “O”. Esta última ganha ênfase principalmente através de volumes localizados como nas calças comfort com volume na parte de cima em renda ou cetim e que surgem acompanhadas de peças blusas bem femininas, com destaque para as mangas estruturadas. Pregas e drapejados de tule em um vestido também reforçam essa característica do desfile da Patachou no Fashion Rio.








Em um contexto geral, ficaram evidentes também as assimetrias – como nos vestidos bem recortados -, saias lápis mais comportadas coletes e algumas peças de alfaiataria desconstruída em lã com corte a fio, como o casaco que parecia ter sido emprestado do guarda-roupa masculino. Já a elegância foi o cerne da escolha dos materiais que prezou por artigos nobres como jacquard com fios dourados, seda, devore, e técnicas artesanais que tornam cada peça única e luxuosa. Na cartela de cores, a sobriedade tomou conta com as tonalidades de preto, cinza e marinho.






Dos poucos acessórios utilizados pela Patachou em seu desfile inverno 2011 o foco ficou para os pés, onde a influência masculina e a estética densa ficaram nítidas nas boots com cadarço e meias de tonalidade escura.








A Patachou deixou nítida a influência da temática “suspense” para a temporada de moda outono/inverno 2011 onde transparências e texturas dão movimento a peças de silhueta slim e toques da alfaiataria masculina. Então, que chegue a estação mais fria do ano! Época em que, pelo visto, celebraremos mais uma fez a sensualidade feminina mesclada a peças do guarda-roupa masculino.









Fonte: Portais da Moda

Um comentário:

Related Posts with Thumbnails