terça-feira, 27 de julho de 2010

Biografia - Christian Dior

Tido como um dos estilistas mais influentes nas décadas de 40 e 50, o francês Christian Dior nasceu em Granville, em 1905, na burguesa família de um produtor de fertilizantes.


Para que pudesse se sustentar, Dior vendeu croquis de moda para jornais e casas de alta costura parisienses durante alguns anos, até ser contratado como assistente do estilista Robert Piguet em 1938, com quem trabalhou até 1939, quando foi recrutado para o serviço militar. Em 1942, deixou o exército e, em 1946, com a ajuda de um magnata da indústria têxtil, inaugurou sua própria maison.


Christian Dior foi responsável pelo resgate da feminilidade e do requinte do guarda-roupa feminino. As modelagens pouco elaboradas pelo uso racionado de tecidos no período de recessão da Segunda Guerra Mundial deram lugar às formas voluptuosas do "New Look" proposto pelo designer: corpetes estruturados com barbatanas se afunilavam em cinturas justíssimas que, por sua vez, se abriam em saias amplas, longas e franzidas, muitas vezes forradas de tule para que ficassem bem armadas.


Os sapatos de salto alto, os chapéus de aba larga, as luvas e as bijuterias finas complementavam os vestidos feitos com até quarenta metros de tecido, em vez dos oito metros normalmente utilizados durante o racionamento.


Em 1947, foi lançado seu primeiro perfume, o Miss Dior e, nos anos seguintes, continuou revolucionando o mundo da moda com suas criações, dentre elas a coleção "H" voltada para a noite; a "A" com sua forma triangular acentuada por vestidos e casacos que se abriam a partir da linha do busto; e a "Y", caracterizada por suas enormes golas em "V".


A maison de Christian Dior foi a mais prestigiada casa de alta costura ao longo dos anos 50 e despertou o interesse de investidores no licenciamento de novos produtos que carregassem o nome da grife. Em 1956, ainda lançou outros perfumes e uma linha de batons, além de ter dado início à produção de uma linha de luvas e meias.


Durante uma viagem à Itália em 1957, o tímido e observador costureiro faleceu e desde então as criações da maison foram assinadas por nomes com Yves Saint Laurent, Philippe Guibourgué, Marc Bohan e Gianfranco Ferré. Entretanto, desde 1996, John Galliano desenvolve a linha feminina da grife e surpreende a todos, bem como fez Christian em meados da década de 50. Já Hedi Slimane é o responsável pela revolução da linha masculina Dior Homme.


"Meu sonho é salvar as mulheres da selva."
Christian Dior

5 comentários:

  1. Ele é MARAA!
    Kisses flor.

    ResponderExcluir
  2. Own, Christian Dior é uma das principais personalidades no mundo da moda! ótimo posT :D
    to seguindo, seguelá tbm:*

    ResponderExcluir
  3. UM HOMEM INTELIGENTÍSSIMO!
    admiro muito!
    Flor, estou te seguindo :)

    Chêros :*

    ResponderExcluir
  4. eu adoroo!!
    meu tcc foi sobre ele e a historia da maison!!
    bjsss

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails