Tido como um dos estilistas mais influentes nas décadas de 40 e 50, o francês Christian Dior nasceu em Granville, em 1905, na burguesa família de um produtor de fertilizantes.
Para que pudesse se sustentar, Dior vendeu croquis de moda para jornais e casas de alta costura parisienses durante alguns anos, até ser contratado como assistente do estilista Robert Piguet em 1938, com quem trabalhou até 1939, quando foi recrutado para o serviço militar. Em 1942, deixou o exército e, em 1946, com a ajuda de um magnata da indústria têxtil, inaugurou sua própria maison.
Christian Dior foi responsável pelo resgate da feminilidade e do requinte do guarda-roupa feminino. As modelagens pouco elaboradas pelo uso racionado de tecidos no período de recessão da Segunda Guerra Mundial deram lugar às formas voluptuosas do "New Look" proposto pelo designer: corpetes estruturados com barbatanas se afunilavam em cinturas justíssimas que, por sua vez, se abriam em saias amplas, longas e franzidas, muitas vezes forradas de tule para que ficassem bem armadas.
Os sapatos de salto alto, os chapéus de aba larga, as luvas e as bijuterias finas complementavam os vestidos feitos com até quarenta metros de tecido, em vez dos oito metros normalmente utilizados durante o racionamento.
Em 1947, foi lançado seu primeiro perfume, o Miss Dior e, nos anos seguintes, continuou revolucionando o mundo da moda com suas criações, dentre elas a coleção "H" voltada para a noite; a "A" com sua forma triangular acentuada por vestidos e casacos que se abriam a partir da linha do busto; e a "Y", caracterizada por suas enormes golas em "V".
A maison de Christian Dior foi a mais prestigiada casa de alta costura ao longo dos anos 50 e despertou o interesse de investidores no licenciamento de novos produtos que carregassem o nome da grife. Em 1956, ainda lançou outros perfumes e uma linha de batons, além de ter dado início à produção de uma linha de luvas e meias.
Durante uma viagem à Itália em 1957, o tímido e observador costureiro faleceu e desde então as criações da maison foram assinadas por nomes com Yves Saint Laurent, Philippe Guibourgué, Marc Bohan e Gianfranco Ferré. Entretanto, desde 1996, John Galliano desenvolve a linha feminina da grife e surpreende a todos, bem como fez Christian em meados da década de 50. Já Hedi Slimane é o responsável pela revolução da linha masculina Dior Homme.
"Meu sonho é salvar as mulheres da selva."
Christian Dior
Ele é MARAA!
ResponderExcluirKisses flor.
Own, Christian Dior é uma das principais personalidades no mundo da moda! ótimo posT :D
ResponderExcluirto seguindo, seguelá tbm:*
UM HOMEM INTELIGENTÍSSIMO!
ResponderExcluiradmiro muito!
Flor, estou te seguindo :)
Chêros :*
eu adoroo!!
ResponderExcluirmeu tcc foi sobre ele e a historia da maison!!
bjsss
Esse cara arrasa!!!
ResponderExcluir