quinta-feira, 4 de novembro de 2010

O Ciclo da Moda

A roupa tem vida útil. É um bem não durável que precisa ser reposto de tempos em tempos. Não apenas por uma questão de modismo. Precisamos adaptar as roupas ao clima da cidade em que moramos e devemos trocá-la com regularidade para não rasgar — afinal, só dá para remendar até certo ponto. O ciclo da moda foi se estabelecendo ao longo dos séculos por uma questão de necessidade. Mas, aos poucos, tornou-se uma forma de o mercado se organizar e, principalmente, lucrar. Por isso, de seis em seis meses somos bombardeados com informações sobre novos estilistas e tendências. É-nos imposto o que vamos usar na próxima temporada e o que estará disponível nas lojas.




O ciclo envolve toda a cadeia produtiva. Desde as pessoas com estilo excêntrico, os bureaus de tendências, as indústrias química e têxtil, os estilistas, os moldistas — que estão em extinção —, os pilotistas, os costureiros, os modelos, os jornalistas, os compradores, as empresas de fast fashion e mais uma infinidade de profissionais que fazem a roda da moda girar. O resultado é uma das cadeias mais charmosas e envolventes do PIB mundial. Aprenda como funciona o mecanismo da moda e saiba como a roupa que você está usando foi parar no seu armário.


Underground

Os estudiosos do mundo fashion gostam de classificar os consumidores em dois grupos: quem faz moda e quem usa moda. O primeiro é formado por aqueles que definem o que vai ser usado nas próximas estações. Não porque estudam o tema ou são pagos para isso, mas porque são pessoas que estão à frente do tempo. Nele, podem ser incluídos algumas celebridades, artistas, pessoas comuns e qualquer um que se veste de forma inovadora. Eles estão concentrados, principalmente, nas ruas de Estocolmo, Tóquio e outras cidades nórdicas. Fazem parte desse grupo também os estilistas vanguardistas — conhecidos internacionalmente ou não. Eles viram objetos de estudo dos bureaus de tendências e referência de estilo. O consumidor se transforma no ponto de início do ciclo da moda.






Início comercial

Por anos, as indústrias química e têxtil estavam no topo da pirâmide, definindo as paletas de cores e os materiais da estação. Há quase uma década, entretanto, elas trabalham em conjunto com os bureaus de tendências para entender melhor o que o consumidor deseja consumir nas próximas estações. As previsões são feitas com até um ano e meio de antecedência. Os institutos de pesquisa avaliam mudanças culturais, econômicas e sociais de forma global. Cada agência tem escritórios espalhados no mundo, que acompanham os desfiles de moda, os estilistas vanguardistas, a maneira como as pessoas se vestem na rua, as celebridades locais, as galerias de arte, os designers e as lojas da cidade. Essas informações são analisadas e postadas em um portal na internet. Diversas marcas de moda assinam o site, assimilam as tendências e desenham as suas coleções.





Material

Com as informações sobre o comportamento do consumidor, as indústrias química e têxtil definem as opções de tecidos que serão oferecidas às confecções. São escolhidas as cores da temporada, o estilo das estampas e os tipos de tecidos. Nos últimos anos, as fábricas têm investido muito em tecnologia para diversificar o mercado. De seis em seis meses, são lançadas propostas em feiras especializadas e show rooms. As pequenas e médias empresas são convidadas pelas fábricas para conhecerem, nesses eventos, a coleção. “Fazemos parceria com os grandes nomes que desfilam nas principais semanas de moda para criar estampas exclusivas e desenvolver tecidos tecnológicos”, explica Paula Cimino, gerente do setor feminino da TexPrima. Esse monopólio tem mudado com o lançamento da estamparia digital, pois permite que cada marca faça impressões únicas em pouca quantidade.






Bureaus de tendência

Há uma década, começaram a surgir as agências de tendência e, rapidamente, elas se tornaram importantes peças no ciclo da moda. As empresas são responsáveis por coletar, analisar e divulgar — para quem paga — todas as notícias relacionadas à moda. O objetivo é fazer com que as empresas que vendem roupas consigam se planejar. Ou seja, entender o cliente, analisar o que ele gosta de consumir e criar a coleção mais consciente, fazendo com que as empresas vendam mais. Essas agências, na verdade, são só a formalização de uma atividade que já existia nas principais maisons de moda desde os anos 1950. Nos últimos anos, entretanto, bureaus independentes se proliferaram em todo o mundo.




Os institutos de pesquisa conseguem anteceder o mercado em até três temporadas, pois contam, em suas equipes, com sociólogos, antropólogos e psicólogos. A pesquisa é tão aprofundada que empresas — automobilística e hoteleira, por exemplo — que têm o design como essência começaram a assinar o serviço.



Criação

Apesar de os bureaus de tendência indicarem um caminho de comportamento, a indústria química optar por uma paleta de cor e a indústria têxtil escolher os materiais e estampas da estação, são os estilistas que efetivamente definem o que vai ser usado. Eles usam as informações que são cedidas pelas agências e pelos fornecedores de material como linhas de pensamento e não como regra. A criação faz com que as informações coletadas pelos bureaus tomem forma, modifiquem-se e se desenvolvam. Cada estilista tem uma forma de desenhar, mas, normalmente, eles usam os quadros de referências. Nesses, são colocados imagens de revistas, obras de arte, prédios de arquitetura e qualquer outra foto que traga inspiração para a coleção.





Organização

O diretor de estilo, nome principal da marca, estipula as referências, os cortes e as ideias de estampas. Ou seja, as principais linhas de desenvolvimento da coleção. É muito difícil um designer trabalhar sozinho, normalmente eles têm uma equipe que os ajudam a desenhar. É muito trabalho para uma pessoa só. Cada coleção tem quase 300 peças para serem executadas, entre calças, vestidos, blazeres, saias, camisas. O objetivo é organizar a criação e dinamizar as vendas — evitar que tenha muito de uma peça e pouco da outra. Essa separação é feita por um programa de computador, conforme o tamanho da empresa. Quando tudo está pronto, os desenhos são catalogados em uma ficha técnica. Ao fim desse processo, já está organizada toda a coleção dos próximos seis meses.





Produção

O moldista é a primeira pessoa a pegar todos os desenhos da ficha técnica. Ele tenta passar para o papel a ideia do estilista. As peças inviáveis de serem produzidas são substituídas por novos desenhos. Aquelas que o profissional conseguir fazer o molde são desenhadas no papel e passadas para o computador. Hoje, existe um programa eletrônico que aumenta os moldes em escala para as grades do 38 ao 44. Quando os moldes estão prontos, o pilotista costura a peça-piloto. Ele cronometra o tempo que levou para montar a peça e aponta as principais dificuldades de costurar o modelo. Esses dados são avaliados pela equipe para saber se a peça vale a pena ser fabricada e comercializada. É preciso analisar o custo-benefício do trabalho e executar os últimos ajustes nos desenhos. Quando os moldes e as peças-pilotos estão fechados, a coleção está pronta.






Divulgação

Normalmente, as peças pilotos são desfiladas nas passarelas. Os desfiles são importantes para que o estilista consiga mostrar aos seus compradores o conceito da coleção. Por isso, eles montam cenografia, trilha sonora e, às vezes, até aromatizam a sala de desfile. É importante também para a marca mostrar como foi imaginada a combinação daquelas peças. É nesse momento que todos os nomes mais importantes da cadeia da moda se juntam em um mesmo lugar. A propaganda e o catálogo são desenvolvidos com o mesmo tema das passarelas e distribuídos em publicações especializadas. Após o fim da temporada de desfiles e da divulgação, as fábricas começam a costurar a coleção. Pelo menos 60% do que foi desenhado é fabricado. O restante da coleção é produzido aos poucos e colocado nas araras ao longo da temporada.





Imprensa

Hoje, os desfiles são transmitidos ao vivo por redes de televisão e pela internet. Eles viraram apresentações disputadas por fashionistas, celebridades, compradores e jornalistas. O crescimento do público democratizou consideravelmente os desfiles, que antes ficavam restritos a uma pequena gama de compradores e jornalistas especializados. Apesar da mudança de difusão da informação, ainda cabe à imprensa especializada assimilar essas informações e traduzi-las para o público. Por isso, editoriais de moda, matérias e sessões de estilo são importante para consolidar o que é e o que não é tendência. O monopólio das revistas de moda, entretanto, está chegando ao fim com a disseminação dos blogs de moda. No século 21, qualquer um pode analisar e dar opiniões sobre o que se vê nas passarelas.





Um pouco de história

Durante séculos, a moda se resumia à alta-costura. Apenas as famílias reais européias, principalmente a francesa, definiam os modelos que eram aceitos pela aristocracia. Os costureiros basicamente executavam as ideias. As mudanças normalmente ficavam restritas aos tecidos e cores. Os modelos das roupas só mudavam quando o rei casava e chegava uma nova rainha, normalmente de outro país, ao palácio. Para recebê-la bem, a família real adotava alguns dos hábitos do vestuário da nova rainha. Essa regra só mudou com Maria Antonieta. A espevitada rainha da França trocava o estilo do cabelo e dos vestidos sempre que queria. A partir daí, começou o culto à moda francesa, pois todos queriam ser como a rainha.





Ao longo dos séculos seguintes, as coisas mudaram lentamente. Somente com a invenção da máquina de costura, em 1829, foi possível a produção de roupas em massa. A partir daí, o ciclo mudou. O surgimento de nomes como Charles Worth e Paul Poiret fez com que os estilistas ganhassem nome internacional e as regras da moda não ficassem restritas aos desejos de famílias reais. Mas foi a criação da Câmara Sindical de Costura que deu estrutura à indústria da moda. Durante toda a primeira metade do século 20, a organização definiu o calendário de desfiles, a separação de alta-costura e costura e decidiu a sazonalidade da moda, criando o mercado fashion como conhecemos hoje.






O ciclo brasileiro

Enquanto os europeus e americanos desenvolviam a indústria da moda desde o início do século 20, foi apenas nos anos 1970 que o Brasil se preocupou com a questão. Aos poucos, foram surgindo fábricas interessadas em produzir em larga escala, designers e eventos de moda. As diversas crises econômicas ao longo dos anos, entretanto, foram prejudiciais ao desenvolvimento da indústria, que sofreu com os problemas de variação de câmbio e altos impostos. Há apenas 15 anos toda a cadeia tem conseguido se restabelecer, mais precisamente quando o calendário de moda do Brasil começou a se organizar com o Phytoervas Fashion. Hoje, o Brasil conta com diversas semanas de moda nas principais capitais do país.





Fast fashion

A grande mudança que a internet causou no mundo fashion foi a rapidez da divulgação de informação. Mais pessoas interessadas em moda começaram a ter acesso direto ao que ocorre nos círculos mais fechados do ramo. Isso aumentou o número de consumidores de tendências e informação de moda. Incluindo pessoas que não têm tanto dinheiro para gastar em roupas de designers renomados. Pela velocidade da informação e pela necessidade de roupas legais rapidamente e a preço baixo, as lojas fast fashion cresceram rapidamente nos últimos 10 anos. Elas copiam o que é visto nas principais passarelas e colocam, na mesma temporada, nas prateleiras. As redes têm um papel importante em oferecer moda vanguardista e barata a quem não tem dinheiro para consumir alta costura e prêt-à-porter.





Formadores de opinião

O grupo conhecido como fashionista é o primeiro a usar as tendências vistas nas passarelas. Ele sabe o que está em voga, pois acompanhou as quatro principais semanas de moda: Paris, Milão, Nova York e Londres. Além disso, assina as principais revistas da área e acompanha os blogs mais bacanas. É essa turma que assume primeiro o risco de adotar as tendências expostas nas passarelas e que define o que fará sucesso nas semanas de moda. Devido à disseminação da informação de moda, os fashionistas podem estar em qualquer local do mundo e ser de qualquer classe social.





Meios não especializados

A disseminação das tendências chega, aos poucos, em pessoas menos interessadas em roupas. Esses consumidores vão assimilando a moda usada pelos formadores de opinião fashion. A mídia de massa acaba reproduzindo o que vê nas ruas e nas revistas especializadas. As tendências vão aparecendo em jornais diários, nas novelas e também nas revistas de atualidades. Aos poucos, o consumidor comum começa a criar um desejo de usar esse tipo de roupa, mas não está disposto a pagar muito dinheiro com moda. Assim, surgem as versões mais baratas e menos ousadas.





Lojas baratas

Confecções pequenas que usam materiais de má qualidade começam a reproduzir os modelos com ajustes menos modernos. Isso resulta em peças com cortes ruins e uma oferta muito grande de peças. A disseminação em massa acaba causando falta de interesse nos grupos de formadores de opinião. Nesse ponto, a tendência foi basicamente abandonada pelo grupo.






Fim da tendência

Quando a moda da temporada já está nas lojas de departamentos, nas lojas da esquina e foram copiadas exaustivamente por pequenas confecções, os fashionistas já deixaram de usá-las e partiram para outra tendência. É muito difícil definir quanto tempo dura uma tendência e quão rápido ela será disseminada para as massas. Tudo depende se a moda é de estamparia, silhueta ou paleta de cores. São levadas em consideração também todas as peculiaridades regionais. As roupas com volume, por exemplo, são um sucesso na Europa há algumas temporadas, mas não têm muitos adeptos no Brasil. Os vestidos justos de bandagem, por outro lado, rapidamente caíram no gosto das brasileiras.






O giro das tendências

Apesar de o calendário oficial da moda ser bem estruturado, o ciclo de tendência é volátil. Assim que uma moda ganha popularidade, cresce e se dissipa, outra onda de estilo vem logo atrás. Existem três tipos de ciclos de modas.

1. Novidades: ela cresce na mesma velocidade que perde força. Aparecem nas passarelas, são assimiladas pelos fashionistas, vão para as redes de fast fashion e acabam na massa. O percurso é curto e tem duração, normalmente, de apenas uma temporada. Exemplos: blusa tipo cigana, shortinhos, calças enfeitadas.




2. Clássicos: nunca saem de moda. Podem variar as vendas ao longo dos anos, renovarem-se, ganharem novas cores, mas se mantêm consistente ao longo das temporadas. Eles não têm idade ou estilistas. Exemplo: blazer azul marinho, paletó tipo safari, mocassim.





3. Destaques de moda e estilo: aparecem e voltam com regularidade. Podem parecer uma novidade e durar apenas uma temporada, mas, pode ter certeza: cedo ou tarde elas voltarão ao seu guarda-roupa. Exemplo: cintura marcada, manga morcego.




Fonte: Clic

19 comentários:

  1. Oi pretinha ...
    Serio isso foi algum tp de artigo academico? aisaisiaopsoa taa muito bom ... adoro tudo aliado a historia e taal , amei o post :) Um bjao nosso!

    ResponderExcluir
  2. Post super leagll... quase que não acabava de ler 'kkk'

    bjusss!
    Esperando vc lá no blogg!
    roberthamedeiros.blogspot.com
    twitter @dMSRobertha

    ResponderExcluir
  3. Menina, muito bom! Amei o post! Adorei ficar sabendo dos bastidores.
    Beijos!!

    http://blogfashion4fun.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá!! Adorei o seu post, parece coisa profissional! Parabéns.
    Tudo relacionado a moda é bem interessante pra mim. Adorei tudo.
    Beijos :*
    www.so-beleza.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Muito legal seu post...super informativo e cultural,,,bjs!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom saber mais um pouquinho desse assunto que adoramos! :]

    ResponderExcluir
  7. que postäo!!! acho que já até esqueci a metade dele! hahahahahhahha
    muito bem explicado,linguagem muito boa,claro e objetivo!

    valeu ter lido!

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Muito bom o artigo, pra mim que estou começando a meinteressar seriamente no assunto, um prato cheio!!

    ResponderExcluir
  9. Vc sempre caprichando nos posts informativos...vc escreve tão bem...poderia ser colunista de moda!!!

    Bju flor

    ResponderExcluir
  10. Gente, agora mesmo que quero saber mais sobre a maria antonieta, ela é tipo, uma pioneira da moda!
    EU AMEEEI ESSE POST
    muito bem, continue assim
    beeijos

    ResponderExcluir
  11. Otimo post
    bj
    http://www.alfinetesdemorango.com/

    ResponderExcluir
  12. Flor tem selinho p vc no blog ;)

    http://ananerym.blogspot.com/2010/11/selinhos.html

    ResponderExcluir
  13. Oie Nat,

    Adorei a qualidade da informação do post! Eu guardo tudo, resolvi que não vou mais jogar nada fora, tudo volta. Para mim, o mais importante da moda, é vc adequar as tendências no seu estilo e no seu corpo, harmonizando o look.

    Beijos querida,

    ogatoquepesca.com

    ResponderExcluir
  14. Adorei o artigo caprichado, gatan!

    bJÃO

    ResponderExcluir
  15. adorei oo post!

    vou linkar seu blog no meu ook?

    beeijos

    http://www.laaryama.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Adorei o post! Guardo muita coisa!!!
    Bjs, Tati
    http://loveshoesblog.wordpress.com/
    @loveshoesblog

    ResponderExcluir
  17. Esse post foi uma verdadeira aula!!!
    Mto bacana!
    Bjsss, Tatty

    http://suspirofashion.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. querideza!!!!
    que post fantááástico, esse blog fofo é cultura pura.
    kisses mil.

    ResponderExcluir
  19. ADOREI A MATÉRIA NATHY, MUITO LEGAL!!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails