domingo, 14 de novembro de 2010

Dicas para se proteger do cloro das piscinas



As altas temperaturas do verão estão convidativas para um bom banho de piscina. É uma delícia nesse calorão! O problema é que a maioria das pessoas só lembra do quanto a piscina faz bem a elas e esquece de se proteger de algo que faz muito, muito mal: o cloro.

Você pode dar sorte de nadar em uma piscina sem cloro – hoje em dia, grande parte das academias e alguns clubes substituíram o uso dessa substância por água salinizada – mas, se ele estiver presente, vai prejudicar muito sua pele e seus cabelos se você não tomar alguns cuidados essenciais. Confira dicas para cuidas dos fios e da pele.


ANTES DA PISCINA

- Mantenha a película protetora da pele

"Nunca lave o rosto com sabonete antes de entrar na piscina, pois isso dá uma quebrada na película protetora da pele e ela fica mais exposta", diz a esteticista Roseli Siqueira.


- Cuide da alimentação

A alimentação é muito importante para o bem estar da pele. Mas também é preciso lembrar de consumir alimentos que mantenham a sua emulsão epicutânea natural, que é essa pequena oleosidade protetora. Incluir em suas refeições diárias uma colher de azeite é uma boa maneira de fazer isso.


-  Aumente a resistência da pele

Antes de entrar na piscina com cloro, use produtos à base de lipossomos e ceramidas. O lipossomo encapsula as células, impedindo o contato delas com o cloro. As ceramidas retêm a água do corpo, o que também funciona como uma película de proteção.


- Dê uma 'selada' nos fios

Hoje em dia, existem alguns produtos que dão uma selada nos fios e impedem que, tanto o cloro quanto os raios solares penetrem neles. O ideal são os sprays, pra não deixar o cabelo melecado. Esses produtos podem ser usados antes e depois do seu banho de piscina, pra continuar protegendo os fios dos efeitos do sol.





DEPOIS DA PISCINA

- Limpeza completa da pele

É muito importante tirar da pele toda a sensação de cloro. O ideal é limpá-la em algodão embebido com chá ou loção. “Eu gosto de usar demaquilante, pois tem um pouquinho de óleo”, diz Roseli Siqueira.


- Elimine todo o cloro dos fios

Depois de expor o seu cabelo é preciso eliminar todo o cloro, e os xampus e condicionadores comuns geralmente não atuam de forma tão completa. O ideal é lavá-los com um produto antirresíduo para tirar o excesso, sugere a cabeleireira e maquiadora Juliana Barbosa.


- Atenção especial aos olhos

Como a área dos olhos é muito fininha, tende mais a secar e, assim, escurecer, enrugar. Então, é importante fazer compressa nos olhos para hidratar. Faça uma compressa de água de rosas e mel, por exemplo.


- Hidrate seu cabelo

O cloro é muito agressivo. “Ele penetra nos fios, endurece o cabelo e o deixa esverdeado”, conta Juliana Barbosa. Por isso, mesmo que você o proteja, é importante aplicar uma máscara hidratante pra dar uma revitalizada.


- Se os cabelos esverdearem

Dê uma primeira lavada com detergente e só depois aplique o xampu e o condicionador normalmente. Se ainda não sair, depois de três ou quatro dias use de novo. Também aplique uma máscara hidratante após o banho. "Mas tem que ser máscara branca, porque se houve alteração na cor dos cabelos, é sinal de que a melanina está sensível", explica Juliana.


- Para quem está sempre na piscina

Outra dica importante, principalmente para quem faz natação ou está sempre na piscina, é ter um cuidado mais especial com a pele uma vez por semana. “Se você vai para a piscina na quarta e na sexta, por exemplo, aplique uma máscara hidratante durante 15 minutos no sábado”, ensina Roseli Siqueira.


- Um carinho especial

A pele precisa ser respeitada. Que tal dar uma atenção especial a ela? Faça uma massagem e dê beliscões largos para ativar a circulação e trazer mais vitalidade.


- Proteja sua touca de natação

Essa é para quem faz natação: para que a touca de silicone não saia da sua cabeça, depois que lavar a touca seque direitinho e passe um pouco de talco.

9 comentários:

  1. Oie Nat,

    Tem que cuidar do hair sim, piscina acaba com ele. Mas são vários detalhes, muita coisa eu não sabia. Adorei a dica de comer uma colher de azeite por dia.

    Beijos querida e bom domingo,

    ogatoquepesca.com

    ResponderExcluir
  2. , Adoreii aa dicaa,
    que maravilhosaa, sempree estou na piscinaa e fico com dó do meu cabelo , mas agora já sei ^^

    Beijinhos,
    roberthamedeiros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Muito boa essas dicas!!! A gente só pensa em se esbaldar e depois o estrago tá feito...kkkkk

    bju

    ResponderExcluir
  4. Ótimas dicas! Mas dá um trabalhão né! kk
    Beijos!!

    http://blogfashion4fun.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. ótima dica agora para o verão
    charmosaeestilosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Dica boa heim?!
    Com o verão chegando a gente fica sem saber o que fazer. Meu cabelo voltou zuado do Rio. Ta dando um trabalhão!
    Beijocas querida!

    ResponderExcluir
  7. Oi! Nathalia
    Eu nem curto muito piscina, mas valeu pelas dicas!!
    Me visita tbm!!
    Bjo
    Dani Donida

    ResponderExcluir
  8. valeu pelas dicas preciosas Nathalia! vale mesmo a pena segui-las.

    beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oii adorei este post, super util!!!!
    beijuu
    www.sermulhereomaximo.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails